ouvidoria@olimpionoronha.mg.gov.br
35 3274-1122
c81945061192a480a7acd4c8f4821085.jpg
62e42cb05b39b3ac3163f1c8132c0d6a.jpg
261676dab2e950f53c49ef511de8e10b.jpg
56fe114c503477d004b06591740691cb.jpg
55631000aebd5519fa72ce62432f4d2f.jpg
 
×

Atenção

Erro ao carregar arquivo XML

Document is empty

Coronavírus - COVID-19

      

Transparência

Em atendimento aos ditames constitucionais e legais de transparência, e mantendo seu compromisso de lisura com a gestão pública, a Prefeitura Municipal de Olímpio Noronha disponibiliza, neste canal, as informações referentes às ações financeiras e administrativas para enfrentamento à pandemia.

Boletim COVID-19

Informe epidemiológico Olímpio Noronha/MG

 Janeiro / 2022
0
Confirmados
0
Casos monitorados
0
Casos recuperados
0
Óbitos confirmados
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Superintendência de Vigilância em Saúde
Diretoria de Vigilância Epidemiológica

O que é Coronavírus?

A doença provocada pelo novo Coronavíus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

É um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.

O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças.  Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Saiba aqui como as ações desenvolvidas pela Prefeitura para proteger os cidadãos e combater as consequências desse pandemia na cidade.

Faça também a sua parte! Siga as orientações e vamos, juntos, vencer essa batalha!

Como se prevenir ?

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

- Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.

- Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Estimule familiares, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do uso de máscara e da higienização das mãos na prevenção da disseminação do vírus causador da doença COVID-19.

Dicas para viajantes:
Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais. Ao voltar de viagens internacionais ou locais recomenda-se:

- Reforçar os hábitos de higiene e proteção como a utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70 %.

- Caso apresente sintomas de gripe, busque atendimento nos serviços de saúde, e evite contato com outras pessoas.